sábado, 28 de fevereiro de 2009

ESPECIAL OSCAR 2009

Bom, estou colocando logo abaixo os concorrentes ao Oscar desse ano. Só vai faltar Frost Nixon pq eu ainda não vi, mas eu posto logo logo.
Neste ano o Oscar valeu por muitos outros. Fazia tempo que não se via tanto filme bom de verdade concorrendo. Foi uma bela disputa e a vitória do filme indiano, mas com produção americana 'Quem quer ser um milionário', mostra que realmente a Índia tá na moda, certo? Mas o filme é bom, mesmo não sendo meu preferido...mas isso vcs vão ler nos palpites e mais palpites que deixei.

o principal é que: vale a pena ver todos!!!

Palpitei!

O LUTADOR (drama)

Então, a idéia deste blog é comentar filmes que eu GOSTEI. tô até pensando em postar de vez um quando uma lista do tipo: NÃO ASSISTA! ou NÃO VALE A PENA! Mas é complicado isso, né? Gosto é uma coisa muito pessoal. Bom, eu não gosto do Michey Rourke, nunca gostei e já assisti alguns filmes dele, mas não tem jeito, não gosto. Pra mim ele é uma espécie de Murilo Benício americano, ou seja, como ator ele é um ótimo jardineiro! Entende? Mas, como eu tinha me proposto a ver todos os filmes do Oscar, baixei o filme e fui ver. Resultado: não consegui ver até o final! Achei chato demais, o filme parece feito por amadores, a câmera fica perseguindo o personagem, sei lá...é tudo muito cansativo. Bom, ele tá um horror: corpo malhado e rosto desfigurado. É até bem corajoso por parte dele se expor assim. Mas não vou palpitar muito pq estou reunindo coragem pra ver o filme até o final. Então, eu prometo fazer outro post deste filme, se eu achar que me enganei (o que acontece muitas vezes...rs). Mas por enquanto, nao palpito!

O CASAMENTO DE RAQUEL (drama)

Então, fiquei mais fã ainda da Anne Hathway. Depois de filmes light em que era uma princesa adolescente, outro em que aparecia como uma cinderela (vou postar esses depois), a bonitinha se transforma em uma viciada, rebelde, encrenqueira que sai da clínica em que está fazendo tratamento para desintoxicação e aparece no casamento de sua irmã. Sua chegada traz à tona antigas dores, ressentimentos, rancores e tudo isso é tratado de maneira meio 'por debaixo dos panos' pelo pai que tem certa predileção por ela, o que deixa a irmã que vai casar com ciúme e mágoa. Sentimentos que vão explodir, como a difícil relação dela (Anne) com a mãe.
Um filme pesado no sentido das emoções, mas nem por isso é lento e chato, ao contrário, o casamento em si é muito lindo, todo em estilo indiano (de novo!!!) e tem até a aparição de uma 'amostra' de escola de samba brasileira na festa do casório.
Muito bom! Valeu a indicação por melhor atriz pra Anne.
Palpitei!

O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON (drama)

Bom, o meu preferido. Por mim tinha vencido em todas as 13 categorias que concorreu, pena que o Oscar, como a vida, nem sempre nos dá o que desejamos! Brincadeirinha! Mas o filme é tudo de bom! Começando por um Brad Pitt horrível em maquiagens pra lá de perfeitas e truques de câmera que fazem com que pensemos que ele além de ter ficado velhinho, encolheu! A história é pra lá de doida, pois ele nasce velho, muito velho, com todos os problemas físicos que os idosos enfrentam e vai rejuvenescendo. Com os cuidados de uma maravilhosa mãe adotiva negra e muito engraçada que o cria dentro de um asilo. É tudo muito surreal, mas muito tocante também. Quando ele tem uns 10 anos aparentando ter uns 80, ele conhece o grande amor de sua vida interpretado pela lindona Cate Blanchett. Suas vidas vão se cruzar por várias vezes até ficarem juntos de verdade. Ah! e o final então...nossa amei mesmo! E como aqui o que vale é o meu palpite, certo? ASSISTAM! e depois me contem se não é tudo verdade!!!
Palpitei!

O LEITOR (drama)

Enfim, Kate Winslet conseguiu seu Oscar...não achei que valesse por esse filme, e sim por Revolutionary Road (aqui no Brasil saiu como Foi apenas um sonho, em que ela contracena novamente com Di Caprio, mas este é outro post que logo eu coloco), mas ela merece sim, se transformou em uma boa atriz, fazendo papéis bem diferentes. Neste ela é uma mulher solitária que trabalha nos bondes da Alemanha pós Segunda Guerra. Um dia ela ajuda um rapaz que passa mal na rua e os dois acabam tendo um caso. Ela ensina muita coisa pro rapaz, e sempre pede que ele leia pra ela. Depois de um tempo ela o abandona e anos depois, qdo o rapaz está se formando em Direito, vai assistir a um julgamento que está mexendo com todo o país: as mulheres que serviam de guarda para as prisioneiras judias e que deixaram muitas morrerem em um incêndio. A principal acusada é justamente ela. Um filme super tenso e denso, mas muito bom. Tirando a 'estranhice' de sempre do Halph Fiennes, mas tinha que ser ele nesse papel...
Palpitei!

DÚVIDA (drama)

Putz! adorei esse filme! Tudo bem que sou fã da Meryl Streep, mas o filme é realmente muito bom.
A parceria entre ela e o Hoffman, como o padre que é questionado sobre seu 'carinho' especial a um aluno negro, é muito boa. E a freirinha que entra no circuito para fazer o meio de campo entre a freira poderosa (Streep) e o padre suspeito de pedofilia, fica num contraponto de suspense igual a nós que assistimos o filme: ou seja, a dúvida realmente impera durante quase todo o filme...
Meryl Streep dá outro banho de interpretação, pena que não levou outro Oscar...por mim, merecia, apesar da interpretação muito boa da Kate Winslet (ops...esse é outro filme que já postei!).
Bom, assistam, pq vale!
Palpitei!

A TROCA (drama)

Mais um sucesso do Clint Eastwood, novamente como diretor. Um filme sensível que conta a história de uma criança desaparecida na década de 1940 em uma cidade em que a polícia é corrupta e faz o que quer para calar a boca de quem a denuncia. É a história de uma mãe, que cria sozinha seu único filho, qdo retorna do trabalho em um sábado ele não está mais lá. A partir daí inicia sua luta para encontrá-lo. Algum tempo depois a polícia lhe procura dizendo que encontrou seu filho. Só que a criança é apenas parecida com seu filho, ela logo percebe mas ninguém quer acreditar nela. A polícia usa esse retorno para se promover e não vai aceitar que a desmintam.
Angelina Jolie faz o papel da mãe e apesar de ser uma boa interpretação, parece que esses papéis meio dramáticos não combinam com Jolie. Ela fica melhor cheia de caras e bocas como em Wanted (O Procurado) ou nos Tomb Raiders. Mas vale muito a pena ver esse filme.
Palpitei!

MILK (drama)

Eu só vi esse filme depois da premiação do Oscar, e fiquei chateada pq estava torcendo por outro filme...já já eu conto...mas depois que eu assisti a atuação do Sean Penn como o ativista político que consegue ser o primeiro gay assumido a ter um cargo político nos EUA, não dá pra dizer que o Oscar dele não foi merecido. Foi sim.
O filme é baseado na vida de Harvey Milk que se elegeu como supervisor em São Francisco (um tipo de vereador distrital), mas que acabou mexendo com todo o país em sua luta pelo reconhecimento dos direitos dos homossexuais. Ele foi assassinado no auge de sua carreira por um colega político meio enrustido. Vale muito assistir.
Palpitei!



Ah, e aproveitando este post: o namorado do Sean Penn no filme é o James Franco e vcs já repararam como ele é a cara do Heather Ledger? Bom, eu acho! Peguei na net uma comparação que já fizeram só pra vcs compararem...


QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO (drama)

Bom, a Índia tá na moda, certo? é novela na Globo, é documentário por toda parte, nas ruas a mulherada já tá se vestindo como se estivesse em Mumbai. No Oscar não seria diferente certo? Certo! E o tal filme que mais parece um Cidade de Deus indiano (aliás, até os dois amigos que aprontam todas pelas favelas são parecidos com os nossos brasileiros).
Mas o filme, independente de ter papado quase todos os prêmios que concorreu, é muito bom! e em muitos momentos, as dificuldades pelas quais as crianças passam são piores do que a gente sabe que acontece nas favelas brasileiras. Não tem como não se identificar...e a força de vontade do menino que se torna um rapaz correto, trabalhador, mesmo com seu melhor amigo se tornando um marginal, e sua luta para conquistar o grande amor de infância é demais. Vale muito! e valeu o Oscar.
Palpitei!

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

MR. BROOKS - Instinto Secreto (Suspense)

Bom, o filme é meio louco: O tal Mr Brooks que é o Kevin Costner (outro queridinho) é um cara super legal, bom marido e pai, empresário e tals...Só que de repente, a noite, ele encarna um alter ego muito doido que é representando pelo William Hurt, e aí o cara vira um assassino frio e calculista.
É mole?
Bom, e aí aparece a Demi Moore toda bonitona que é uma policial que investiga esse serial killer que nunca conseguiu ser pego...
Ela desconfia do Mr Brooks, mas tem que provar...
Mas o melhor é o final, com a filha dele...mas isso só assistindo pra saber...Recomendo, hein?
Palpitei!

JUNO (Comédia)

Essa deliciosa comédia é um prato cheio para críticas! Afinal, ter uma filha adolescente como Juno não é pra qualquer um não!
Super decidida, inteligente e com um humor, no mínimo mortal. até porque ela simplesmente decide que chegou a hora de transar, escolhe o eleito (vítima), um amigo tímido e desengonçado. Vai lá e transa. Só que ela engravida, e isso não estava em seu bem traçado plano.
Desespero? Que nada, ela tira de letra e resolve que vai achar um casal 'bem legal' pra criar 'a coisa'!
O legal é a maneira como a família dela aceita a situação: o pai e a madrasta são muito legais...claro que não aceitam na boa, mas depois apoiam a decisão dela...
O filme é muito engraçado, e as situações que Juno entra e sai com uma facilidade assustadora é muito bom!
Vale! Palpitei!

O DIABO VESTE PRADA (Comédia)

Então, sou fã de carteirinha da Anne Hathway e da Meryl Streep. Aí aparece um filme com as duas, tá fácil, né?
Mas o filme é muito divertido e conta a história de uma personalidade que realmente existe: a editora chefe da Vogue americana, Anna Wintour.
Ela é uma super executiva que devora suas assistentes. Elas se submetem porque a recompensa é a glória de acompanhá-la nos mais badalados desfiles de moda da Europa, além de ganhar umas roupinhas de grife!
Só que sua nova assistente não tem nada de glamour e muito do jeito 'largado' da maioria dos jornalistas.
Aí, até ela se adaptar, vai sofrer um bocado!
Mas o filme também faz pensar em narcisismo, egoismo, mesquinhez, coisas que assolam nossa atualidade, a futilidade ao dar importância a coisas e não pessoas.
Vale a pena! Palpitei!

O COLECIONADOR DE OSSOS (Suspense)

Suspense da melhor qualidade!
Denzel Washington e Angelina Jolie formam uma dupla diferente: ele um brilhante detetive que fica tetraplégico durante um acidente ao investigar um serial killer. Ela, uma policial burocrática que tem talento para a investigação. Juntos, eles tentam descobrir, por meio de pistas muito estranhas, um serial killer que vem aterrorizando a cidade.
Muito bom!
Palpitei!

EM ALGUM LUGAR DO PASSADO (Drama)

Até onde você seria capaz de ir por um grande amor?
Bom, o Christopher Reeve foi capaz de ir para o passado para reencontrar o grande amor de sua vida.
Meio ficção, meio drama, mas muito bonito, esse filme romanticão traz um 'super homem' sensível, autor de peças teatrais que se apaixona por uma linda mulher em um quadro no hall de um antigo hotel. A mulher foi uma grande atriz de teatro da década de 1930. Quanto mais ele olha para a imagem mais tem certeza que ela é a mulher da vida dele, e que precisa reencontrá-la.
Bom, aí entra uma ficção meio bobinha pra ele voltar ao passado, mas releve isso, vale a pena a volta ao passado, em uma época cheia de glamour e onde o amor dos dois acontece.
Bom, esse é outro pra chorar, ok? Mas quem é que não gosta de um filminho romântico pra soltar todos os bichos?
Pois é, esse é um desses.
Palpitei!

SEM VESTÍGIOS (Suspense)

Filmão de suspense!
Em tempos de internet, quando tudo se faz, se fala, se compra, se vende etc etc...pela rede, também é possível matar via internet e quem é o assassino? Todos nós!
Essa é a idéia de um hacker muito louco que promove uma espécie de 'jogos mortais' pela internet. Tem um pobre coitado lá enfiado em alguma arapuca mortal feita pelo inocente 'não-assassino', e aí a imagem é divulgada em tempo real pela rede. Quanto mais acessos, mais rápido a vítima é assassinada. Sinistro, hein?
Aí vem a turma da política especializada, chefiada pela Diane Lane, tentar descobrir quem é o hacker.
Filme muito bom que nos faz pensar no alcance que a internet tem tanto para o bem como para o mal e como deveria ser nossa postura nesse mundo doido em que vivemos hoje.
Vale a pena!
Palpitei!

BLADE RUNNER (Ficção)

OK, ficção sim, mas já virou 'cult' (é assim que os entendidos chamam os filmes que ultrapassam as barreiras do tempo e se tornam eternos).
Neste filme de um futuro meio escuro e chuvoso, um Harrison Ford novinho é uma espécie de caça-andróide. Só que os andróides deste futuro são muito parecidos com os humanos, aliás parecidos até demais.
Tanto que uma das cenas mais memoráveis da história do cinema é quando o líder dos revoltados replicantes salva a vida do herói...'lágrimas na chuva'....faz pensar, hein?
Imperdível!
Palpitei!

CARTAS DE LIBERDADES (Drama)

Outro preferido. Este é mais um daqueles filmes em que o professor faz a diferença. Só que este filme é tão tocante pela atuação da Hilary Swank, que já vale a recomendação.
Ela é uma aspirante a professora, que chega na sala de aula 'cheia de amor pra dar', só que encontra uma turma totalmente miscigenada: latinos, negros, asiáticos vindos de comunidades pobres e violentas e que não se misturam.
Dá até pena da professora toda sorridente em seu primeiro dia de aula. Mas o que vale mesmo é a persistência dela e as formas criativas com que reinventa o 'dar aula'.
Seria muito bom que todos os nossos professores dessem uma espiada nesse filme e pegassem o exemplo desta professora em suas salas de aula.
O gênero é drama, mas a mensagem é de esperança!
Palpitei!

CIDADE DOS ANJOS (DRAMA)

Começando este Blog com meu predileto: Cidade dos Anjos. Acho que nem preciso recomendar esse filme, né?

Mas, para quem ainda não viu e não tem problema de chorar em público, ou mesmo escondidinho, VEJA!

É a história de um anjo que se apaixona por uma médica e precisa ir contra tudo e todos para se tornar mortal e viver esse amor.

Nicolas Cage (queridinho) e Meg Ryan são uma sintonia só neste filme lindo e 'chorante'.

Ah, e a trilha sonora é demais. Vale a pena baixá-la depois.

Palpitei!